Video of the Day

Páginas

Parceiros:

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Facebook x Ello: prós e contras das duas redes sociais



A Ello, rede social sem anúncios que promete não coletar dados dos usuários, é a febre do momento no mundo da tecnologia. Prova disso é que pessoas já estão até mesmo vendendo convites no eBay para entrar na rede social. Mas, para acessar gratuitamente, basta seguir estas orientações.

Se a Ello busca ser uma alternativa ao Facebook, quais serão as principais diferenças entre as duas plataformas? A nossa equipe resolveu postar essa postagem preparada pela a equipe do Olhar Digital, que preparou uma comparação. Confira:

Anúncios

A primeira diferença, obviamente, é a ausência de publicidade. Na Ello não existem posts, links ou páginas patrocinadas, enquanto o Facebook é considerado a melhor rede social para exibição de anúncios. De acordo com os criadores da Ello, a monetização será feita apenas com a venda de recursos extras.

Design

Enquanto o Facebook possui inúmeras peculiaridades no design, a Ello segue uma linha mais minimalista e trabalha com as cores preto, branco e cinza. Sua página inicial divide-se em duas colunas: uma do lado esquerdo que mostra seus amigos e os "noises", pessoas ou páginas que você segue. Já a outra, do lado direito, exibe seu perfil e seus posts.

Reprodução 

Além disso, ao clicar em um dos links na coluna do lado esquerdo, a nova página é aberta do lado direito, sem alterações no lado esquerdo. No Facebook, não há economia na programação e, a cada link selecionado, uma página totalmente nova é aberta.

Timeline

Há quem diga que a Ello lembra o Tumblr, porém, o serviço ganha pontos extras em comparação ao Facebook por ser menos poluído. Nela, o usuário visualiza somente os posts dos amigos e de quem ele escolheu seguir, inclusive em abas separadas.

GIFs

Um dos principais recursos adorados pelos adotantes da Ello é a possibilidade de inserir GIFs nos posts. No Facebook, a ferramenta também está disponível, contudo, as imagens animadas são exibidas automaticamente.


Reprodução 

Para postar um GIF na Ello, basta clicar no balão de posts "Say Ello" e clicar no ícone de upload (dois quadrados sobrepostos). Procure pelo arquivo salvo no seu computador ou, se preferir, arraste e solte o GIF na página.

Chat

A Ello ainda não tem ferramenta de chat. Para enviar mensagens privadas, é preciso clicar na caixa preta com os dizeres "Say Ello...", iniciar a mensagem com os caracteres @@ antes do nome de contato e depois pressionar "Mensagem", logo abaixo da caixa de texto. No Facebook a comunicação é mais simples.

Foto de capa

Zuckerberg que perdoe a Ello, mas a foto de capa da nova rede social é maior que o dobro da do Facebook. Ao passar o mouse sobre a imagem, ela passa a ocupar a página inteira, com o tamanho de 1800 x 1013 pixels. Já a foto de capa do Facebook é de 851 x 351 pixels e para ser expandida, só clicando na imagem.

Emoticons

Outra função que desbanca o Facebook são os emoticons. Apesar da rede social azul possuir figurinhas no chat e exibir alguns emoticons de terceiros, a Ello ganha pontos extras ao permitir publicar qualquer um dos ícones do teclado Emoji.

Reprodução 

Para isso, basta digitar o nome do emoji com dois pontos antes e depois. A lista completa dos nomes você encontra neste link.

Notificações

Se você adora o barulho do som de notificação ou números pulando na sua tela, não terá a mesma emoção com a Ello. Por enquanto, a rede social notifica o usuário apenas por e-mail, seja para um novo amigo, seguidor, comentário ou menção. É possível desabilitar as notificações na aba "configurações".

Apps

Outro ponto negativo na Ello é a ausência de aplicativos mobile. Segundo a rede social, versões para Android e iOS devem chegar em breve, porém, até lá, é preciso acessar unicamente pelo desktop ou na versão móvel, que ainda deixa a desejar.
Enquanto isso, o Facebook já possui aplicativo para os mais diversos sistemas operacionais: Android, iOS, Firefox OS, Symbian, BlackBerry, Windows Phone...

Interações nos posts

Se você adora dar um "pitaco" na vida alheia, não encontrará tantas interações na Ello. O usuário só pode comentar em posts e fotos enquanto um botão similar ao "curtir" não chega. A rede social afirma que ele se chamará "love".
No entanto, a Ello mostra quantas pessoas visualizaram uma publicação, algo que no Facebook só está disponível para vídeos próprios e fanpages.

Reprodução 

Vídeos

Falando em vídeos, o compartilhamento de vídeos na Ello ainda é só um plano futuro. Se você gosta de postar esse tipo de conteúdo, terá que esperar pela chegada da ferramenta ou então usar o Facebook. Além do YouTube e Vimeo, a Ello afirma que será possível publicar Vines e vídeos do Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário