Video of the Day

Páginas

Parceiros:

terça-feira, 24 de junho de 2014

Metade dos softwares em PCs brasileiros é pirata



Levantamento realizado pela associação internacional de empresas de software (BSA) descobriu que 50% dos programas em uso nos computadores brasileiros são piratas. Em 2009, o índice era 59%.
Apesar da evolução, o país ainda está longe de Estados Unidos, Japão e Alemanha, que registram 18%, 19% e 24%, respectivamente. No entanto, vai melhor que os vizinhos Argentina (69%) e Venezuela (88%).

Para Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil, a utilização de programas não licencidados nas empresas é o principal combustível para manter o índice alto. Segundo estimativa da entidade, as cópias ilegais causam prejuízo anual de aproximadamente R$ 6 bilhões no Brasil. 
A alternativa para o mercado paralelo é o armazenamento em nuvem, que não requer programas instalados no computador. Mas a tecnologia ainda é impopular. Estima-se que 10% do mercado corporativo global seja adepto da prática.

No meio desta polêmica também estão os softwares livres, que oferecem ao usuário liberdade total para executar, distribuir e modificar os programas, de forma a compartilhar conhecimento a partir da liberação do código-fonte. Entenda melhor o conceito nesta matéria abaixo do Olhar Digital:


Nenhum comentário:

Postar um comentário