Video of the Day

Páginas

Parceiros:

domingo, 15 de junho de 2014

Microsoft estuda levar assistente Cortana para o Android e iOS



A assistente pessoal Cortana é um dos recursos mais interessantes do Windows Phone 8.1, mas pode deixar de ser uma exclusividade. A Microsoft considera a possibilidade de levar o sistema para outros sistemas operacionais, nominalmente o Android e o iOS.
Nada está confirmado até o momento, mas Marcus Ash, um dos líderes do desenvolvimento da Cortana para o Windows Phone, diz que a empresa pensa no assunto. “Ainda não está claro para nós”, afirma ele, segundo o GeekWire.
Um dos problemas apresentados por Ash e Rob Chambers, outro líder de desenvolvimento da Microsoft, é que em outras plataformas, a Cortana não poderia apresentar a integração que ela tem com o Windows Phone, devido às limitações das permissões concedidas aos desenvolvedores.
Ao mesmo tempo, eles notam que a Microsoft tem investido muito em multiplataforma com a chegada do novo CEO Satya Nadella, sempre lançando seus aplicativos para todos os sistemas. É o caso do Office, que chegou ao iPad, está gratuito para iPhones e smartphones Android e certamente será lançado em versão especial para tablets do sistema do Google em um futuro próximo. Assim, não seria surpresa se a Cortana desse as caras em outras plataformas.
É um conflito curioso. A Microsoft já deixou claro que quer levar seus softwares para onde os usuários estão, mesmo que isso signifique privilegiar plataformas de terceiros, como é o caso do próprio Office. O iPad ganhou a primeira versão do programa otimizada para o toque, antes mesmo do próprio Windows 8, se valendo da maior difusão do iOS em tablets e telas de toque do que o Windows. A assistente Cortana nada mais é do que um “cavalo de troia” (no bom sentido) do Bing, o buscador da empresa que luta para ganhar participação, mas não tem nem de longe a mesma aceitação do Google. Implantá-la em outros sistemas seria uma forma de gerar mais tráfego para o Bing.
Não existe nenhuma previsão de quando ou se isso pode acontecer, mas eles citam que uma possível barreira dessa disponibilidade ampla da Cortana é convencer usuários do iOS a deixarem o Siri de lado, assim como fazer com que os usuários de Android abandonem o Google Now.

Nenhum comentário:

Postar um comentário