Video of the Day

Páginas

Parceiros:

terça-feira, 3 de junho de 2014

Ministro diz que analisaria pedido de asilo de Snowden



O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, voltou a negar ontem que Edward Snowden tenha pedido asilo político ao Brasil, mas está aberto a avaliar a proposta caso ela seja enviada. "Não é uma resposta que se dê com um 'sim' ou 'não'. Se chegar o pedido, será analisado, mas não chegou", disse Figueiredo.

Em entrevista ao 'Fantástico', da TV Globo, o ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional) se mostrou surpreso com a declaração da diplomacia brasileira, pois afirma ter feito o pedido formal em julho do ano passado, quando estava no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou. Na ocasião, ele enviou por fax um pedido a diversos governos, mas o brasileiro não considerou aquilo um documento válido. 

Snowden, que está asilado na Rússia há 10 meses, disse que "adoraria" morar no Brasil, mas reforçou que não aceitaria o asilo político em troca de contribuição. "Eu nunca cooperaria com um governo em troca de asilo. Asilo deve ser dado por razões humanitárias", concluiu.

Edward Snowden ganhou notoriedade mundial em 2013 após revelar a espionagem indiscriminada de milhões de cidadãos, chefes de estado e empresas por parte das agências de inteligência americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário